segunda-feira, 2 de julho de 2012

Saúde I - rua Jogo da Bola

Hoje no meu mural do Facebook, tive a grata surpresa de ver várias fotos da área do Cais e Jardins do Valongo, região que está sendo recuperada de forma majestosa pela prefeitura do Rio de Janeiro, em função das obras de preparação para as Olimpíadas de 2016.

Mas as fotos que me deixaram de queixo caído foram estas que apresento abaixo, do Morro da Conceição, ali também na mesma região, onde se vê uma pequena casa de 1874 com telhões de beiral portugueses, e fachada revestida com azulejos de origem ainda desconhecida.




Museu do Açude com seu rico acervo de telhas e azulejos portugueses é uma jóia do Rio de Janeiro, mas encontrar estas peças cerâmicas ainda nos locais onde originalmente foram colocados, como coisa cotidiana, sem a pompa e solenidade de um museu, para mim é de um valor inestimável.

Já estou me programando para fazer um passeio pela região, pois certamente haverá muito mais para ser visto e fotografado em detalhes. Fico muito feliz que esta área não esteja mais entregue ao descaso do poder público, e espero que a população entenda a importância deste acervo histórico, e passe a amá-lo e cuidá-lo.

As fotos deste post são de Eduardo Rua - http://www.facebook.com/eduardor.rua

------------------------
Atualização em 09/09/2012

No início de setembro encontrei pela internet mais fotos de ótima qualidade deste imóvel, que estão neste novo post, que eu recomendo que seja visitado.


------------------------
Atualização em 01/10/2012

Finalmente, as minhas fotos desta casa estão aqui no blog. Publiquei vários detalhes do imóvel neste novo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário