sábado, 25 de agosto de 2012

Gamboa III - rua do Livramento

Compartilho mais um achado via Google Street View: um prédio muito simplório em termos de arquitetura, mas que tem além da fachada revestida de azulejos antigos (provavelmente holandeses), o charme de apresentar telhões de beiral, velhas conhecidas nossas aqui neste blog mesmo e em blogs do lado de lá do atlântico.



O predinho fica na Rua do Livramento, e nesta rua, que ainda inteira no Google Street View, achei 4 sobrados com azulejos antigos. Mas este prédio é o ponto alto da rua, por causa de seus lindos telhões de beiral.


---------------------
Atualização de 31/08/2012

Como ontem achei um catálogo online de azulejos antigos holandeses, pude ter um pouco mais de certeza quanto à minha suspeita de que os azulejos desta edificação sejam holandeses. Vejam o azulejo que encontrei neste catálogo:


O azulejo de padrão principal eu não encontrei neste catálogo, mas esta combinação de azul cobalto e manganês é muito comum nos azulejos holandeses do século XIX que constam neste catálogo, e não é uma combinação assim tão frequente nas fachadas que já pude ver em Portugal.

---------------------
Atualização de 28/09/2012


Ontem achei um foto do imóvel acima em um álbum do site "Panoramio", de autoria de  Raul Felix.


Nenhum comentário:

Postar um comentário