quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Niterói I - Solar do Jambeiro


O Solar do Jambeiro, também conhecido como Palacete Bartholdy, foi construído em 1872 pelo comerciante português Bento Joaquim Alves Pereira, em Niterói-RJ.
Originalmente e por breve período, serviu como residência de seu construtor, sendo depois alugado ao médico Júlio Magalhães Calvet. De maio de 1887 a março de 1888, foi ocupado pelo pintor Antônio Parreiras que, em seguida, construiria sua residência própria, nas proximidades do solar. Em 1892, Bento Joaquim vendeu a propriedade ao diplomata dinamarquês Georg Christian Bartholdy, que exerceu a função de consul do Brasil em Copenhagem entre os anos de 1912 e 1918.

Tendo em vista as frequentes ausências decorrentes da atividade profissional de seu novo proprietário, ao longo de quase trinta anos, o belo sobrado foi alugado a famílias e utilizado em atividades diversas. Em 1903, sediou o Clube Internacional, agremiação de caráter recreativo cultural, que reunia a sociedade niteroiense e as colônias estrangeiras; entre 1911 e 1915, esteve alugado ao Colégio da Sagrada Família; em 1918, foi ocupado por Pedro de Sousa Ribeiro, da Guarda Nacional. Finalmente, a partir de 1920, a família Bartholdy passou a residir no palacete, quando foram introduzidas modificações no interior do imóvel.



O Solar é um exemplo significativo do melhor que havia, na arquitetura residencial urbana, na segunda metade do século XIX. Sobrado com dois andares e varandas. Externamente todo revestido de azulejos holandeses e telhas de beiral portuguesas. Seu amplo terreno é todo ajardinado e arborizado. Internamente, no térreo, hall de entrada com escada e muitas salas. No andar superior espaçosos quartos.


Visando sua preservação e recuperação o Solar foi tombado pelo IPHAN-Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1974, e desapropriado pela Prefeitura Municipal de Niterói em 1997.

O Solar do Jambeiro, abandonado por décadas, foi inteiramente restaurado por uma equipe multidisciplinar, formada por técnicos especializados nas diferentes áreas com o acompanhamento do IPHAN. No que se refere à azulejaria houve a colaboração da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva sediada em Lisboa-Portugal, entidade que já prestou este mesmo tipo de serviço de recuperação de azulejaria em igrejas no Brasil.


belo mosaico com pedaços de azulejos,
para formar a indicação do ano de construção do palacete




Foram recuperados muitas centenas de azulejos, telhas de beiral, telhas de barro, pisos, forração das paredes em tecido, tetos de estuque, gradis de ferro, janelas, esquadrias, portas de madeira e suas ferragens, vidros, lustres de cristal Baccarat, cortinas, cantarias, canteiros no jardim e a estufa para o cultivo de plantas.




Solar do Jambeiro
Rua Presidente Domiciano nº 195-Ingá
Niterói-RJ
Tel: 0xx21 2620 0906/2620 1097 
contato@solardojambeiro.com.br






algumas fotos e texto:
www.culturaniteroi.com.br

Um comentário: