sábado, 29 de setembro de 2012

Gamboa IIIb - rua do Livramento

Numa reviravolta curiosa, hoje descobri que o Google Street View possui "camadas de tempo" em seus mapas, algo que não sei se é um recurso "secreto", ou apenas um bug do sistema.

Eu já havia publicado em um post anterior uma imagem deste imóvel, capturada via Google Street View.



Abaixo, uma foto melhor do imóvel, que encontrei em um álbum do site "Panoramio", de autoria de Raul Felix:


foto: Raul Felix,
Pois bem, se eu pesquiso no Google Street View pelo endereço do imóvel, aparece o prédio como nas fotos no início deste post, que foram imagens capturadas pelo Street View em julho de 2011.

Na página do álbum de Raul Felix, que é bem anterior ao meu primeiro post, há um link para o Street View que ele incluiu na página quando publicou sua foto no álbum, link este que quando acessado mostra uma imagem mais antiga, capturada em janeiro de 2010 pelo Street View. E aí podemos ver que trabalho de recuperação louvável o prédio passou! Os azulejos foram limpos e recuperados, onde havia falta, colocaram azulejos novos, mas que repetem bastante bem o padrão original, algumas telhas danificadas foram repintadas com maestria, a porta de ferro e as janelas foram trocadas para outras de madeira que são mais compatíveis com a época de construção do prédio, aquele encanamento externo em PVC sumiu.

Fiquei muito feliz, pois se por um lado venho descobrindo alguns imóveis que foram desfigurados nos últimos anos, que tiveram os azulejos e telhões removidos, por outro, há também vários imóveis sendo restaurados, até mesmo em áreas que não são (ainda) valorizadas imobiliariamente, como é o caso da rua do Livramento, mas que talvez por estar bem próxima ao local onde está havendo muito investimento da prefeitura (Praça Mauá e entorno) por conta do projeto Porto Maravilha, também começa a vislumbrar dias melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário