segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Saúde Ic - rua Jogo da Bola

Finalmente, aqui estão as minhas fotos da linda casa da rua Jogo da Bola.


O único comentário a acrescentar em relação ao primeiro post é que agora, tendo estado pessoalmente na casa, tenho praticamente certeza de que os azulejos da fachada são holandeses, não apenas pelas dimensões dos mesmos (13x13 cm), mas também pois já encontrei o mesmo azulejo em outro site, identificado como holandês. Naturalmente, sempre resta a hipótese de serem uma cópia feita em Portugal ou outro país, mas via de regra os azulejos portugueses tem perto de 14x14 cm, no mínimo 13,5x13,5 cm.










----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atualização em 18/11/2012:

Não sei como deixei isto escapar! Hoje, procurando referências para um outro post, passei pelas cópias de páginas de um catálogo da Real Fábrica de Azulejos (Holanda), e em uma delas está o azulejo de padrão do imóvel acima, o que confirma sua origem holandesa; ele está no canto inferior direito da página:



8 comentários:

  1. A casa realmente é um achado e tanto!! E está bem conservada, não é mesmo? E entre os azulejos há as pedras em toda a fachada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a casa está em excelente estado. O guia do passeio falou que a família nunca abre as janelas, eles passam a vida trancados lá dentro, por causa da quantidade de gente que para na frente da casa, para tirar fotos, admirar, comentar, etc. Me deu uma dó! bjs

      Excluir
  2. Há um nome especial para as telhas da beirada, especialmente pintadas? Estas aqui são lindas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os portugueses as chamam "telhão de beiral". bjs

      Excluir
  3. Há alguns azulejos portugueses que se assemelham, sem serem iguais. O conjunto é deveras impressionante de beleza, e, os telhões, de ficar em contemplação.
    Fantásticos!
    Pena que as pessoas tenham de ficar trancados!
    As coisas que vais descobrindo!
    Manel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manel,
      Esta é talvez a casa residencial do século XIX, e ainda do período Imperial (!!) mais bem conservada que já encontrei. Há alguns imóveis comerciais que estão sendo reformados, e alguns recém reformados, que também estão lindos, mas os imóveis residenciais estão em geral bem detonados. Esta é uma bela exceção.

      Excluir
  4. A quantidade de telhões que descobriste na cidade maravilhosa. Aqui em Lisboa não aparece nem um!!!

    Abraço invejoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou mandar enviar uns de volta para aí! :-)
      abraços e obrigado pela visita.

      Excluir