última atualização: 17/03/2018
autor: Fábio Carvalho
O Estádio Vasco da Gama, mais conhecido como São Januário, é o estádio de futebol pertencente ao Clube de Regatas Vasco da Gama. Foi inaugurado em 21 de abril de 1927, sendo até hoje o maior estádio particular do estado do Rio de Janeiro. Sua fachada, em estilo neocolonial, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
![]() |
Fachada do estádio em 1927. |
A Pedra Fundamental do estádio foi lançada em 6 de junho de 1926. Para a construção foi chamada a firma Cristiani & Severo. O arquiteto português Ricardo Severo (principal incentivador do estilo neocolonial no Brasil) foi nomeado responsável pelo projeto do estádio.
![]() |
Fachada do estádio em 1927. |
![]() |
detallhe |
![]() |
portão principal do estádio. |
![]() |
Painel em azulejos localizado na entrada principal do estádio de São Januário, de autoria do português Jorge Colaço. Fotografia Edson Vilar [ fonte >> ] |
O São Januário foi o maior estádio da América do Sul até 1930 (com a inauguração do Estádio Centenário, em Montevidéu, Uruguai, para a 1ª Copa do Mundo), do Brasil até 1940 (ano da inauguração do Pacaembu) e do Rio de Janeiro até 1950 (com a inauguração do Maracanã). Ainda hoje, 85 anos depois de sua inauguração, o São Januário é o maior estádio particular do Rio de Janeiro.
Atualização em 17/03/2018
Agora vemos os painéis retangulares das laterais da fachada do estádio, todas as fotos são do blog "A Vida numa Goa":
Já nas áreas internas, segundo também o blog "A Vida numa Goa", os painéis de azulejos seriam de autoria de Manoel Félix Igrejas, que chegou ao Brasil junto com seu irmão António no final da Segunda Guerra.
![]() |
Vista parcial do painel em azulejos localizado na entrada principal á direita, acima das escadarias de acesso ao andar superior do estádio de São Januário. Fotografia Edson Vilar [ fonte >> ] |
Este homem, o Jorge Colaço, era imparável. Todos os painéis da estação de S. Bento, no Porto, também são da sua autoria, que, parece, levou 11 anos a concluir.
ResponderExcluirEra imparável e com muita qualidade.
Obrigado pela continuação deste teu trabalho
Manel
Olá Manel,
ExcluirSim, e apenas no Porto ele fez também todo o exterior da Igreja de Santo Ildefonso (passava por ela quase todos os dias) e o exterior da Igreja dos Congregados (que é uma igreja bem estranha, uma fachada pesada, encravada entre 2 prédios, sem lateriais e fundos).
Em Lisboa então, há muito mais trabalhos dele, fora por todo Portugal, outros no Brasil e em outros países.
Eu não consigo descobrir o autor dos painéis do Hospital Grafée Guinle aqui no Rio (1929), mas desconfio que possam ser dele, pois já comparei muito o estilo e os elementos dos desenhos com outros trabalhos do Colaço, e são muito parecidos. Além disso, ele executou no mesmo ano (1929) os painéis do Mirante da Granja Guarani para o Arnaldo Guinle, da mesma família Guinle que construiu o hospital.
Mas o estranho é que já olhei painel por painel, e não há assinatura!
abraços!
Provavelmente foi ele. Quando ele veio ao Brasil em 1928 veio para um trabalho para o Guinle em Teresopolis
Excluirobrigado, Jorge!
Excluir