Acabo de descobrir no Google Street View este portão com 2 padrões de azulejos e telhões pintados, após uma dica de um participante do grupo "Rio Antigo" no facebook. Agora preciso ir até lá para fazer boas fotos, que me permitam estudar melhor os azulejos. Abaixo alguns detalhes.
===============================================================
Atualização em 12/10/2014
O nosso conhecido Raul Félix, mesmo estando do outro lado do planeta, me deu um toque de que ele tinha em seus álbuns uma foto do portão acima:
![]() |
foto: Raul Félix |
Os que complementam o arco, e sobre os quais eu não tenho qualquer papilte, também podem ser vistos em um imóvel na Central do Brasil:
Por vezes venho aqui e não tenho nada para comentar, mas experimento sempre um enorme prazer em deambular contigo, ainda que só virtualmente, pelas ruas do antigo Rio de Janeiro. É um Rio de Janeiro que não aparece nos cartazes turísticos, sem os prédios modernistas do Leblon ou de Copacabana, mas muito mais intimista.
ResponderExcluirUm abraço e espero poder continuar a passear contigo pelo velho Rio
Será sempre muito bem vindo ao passeio!
Excluirabraços
Fábio
ResponderExcluirEstá sempre a surpreender-nos! Os telhões são um encanto. O intercâmbio da produção de faiança do Norte com o Brasil é de louvar. Pena é que não haja exemplares desses pela zona Sul, principalmente em Lisboa.
if
Olá Ivete!
ExcluirFico feliz com sua visita. Pro meu prazer e felicidade, grande parte dos telhões, segundo eu li já não me lembro mais onde, foi produzida mesmo para exportar ao Brasil, e acho que isso se comprova com a grande quantidade que ainda temos por aqui, apesar do nosso jeito "americano" de demolir e reconstruir a cada 20, 30 anos.
abraços!
Este portão é fantástico.
ResponderExcluirPor aqui continuo com o pescoço dobrado e o nariz no ar para descobrir algum telhão destes, mas ... debalde ... nada!
São tão bonitos que fico sempre fascinado quando os vejo.
Lá para o Norte de Portugal ainda vão existindo, mas à medida que nos aproximamos do centro do país ... dão sumiço!
Que pena, são tão bonitos e fazem estas construções parecerem ainda mais dignas!
Abraço
Manel
É uma pena que o portão, como quase sempre quando falamos de imóveis antigos aqui, está precisando de atenção e carinho. Acho muito curioso isso em Portugal, que telhões sejam algo que não chegou para o sul. Isto deve dizer muito sobre as diferenças culturais e de gosto entre a gente do norte e do sul. Aqui, felizmente, eles parecem ter sido um "must have" entre o que queriam demonstrar poder de compra.
Excluirabraços!