E este prédio acima, localizado uma vez mais com o Google Street View, além de apresentar uma das várias combinações a duas cores, prática característica do Rio de Janeiro (zig zag, xadrez, diagonal), que jamais vi em Portugal, também é composta por azulejos que não são pintados em cor lisa, mas sim com um esponjado que lembra a decoração de faiança portuguesa antiga, ou mesmo de azulejos quadrados mais tradicionais e mais antigos, que já vi serem usados na base de painéis pintados.
E no caso destes esponjados, tenho encontrado sempre com estas duas cores apenas: marrom e verde, que parecem muito os marrons e verdes profundos, típicos das louças da região de Caldas da Rainha. O efeito final é muito bonito, há um certo aspecto de pedra polida, como o granito. O verniz é sempre bem brilhante, mais até do que nos azulejos de padrão quadrados mais tradicionais.
Este sobrado também difere da maioria pelo andar onde os azulejos foram aplicados: a maior parte dos imóveis tem azulejos em todos os andares, ou apenas nos pisos superiores. Este tem os azulejos apenas no térreo.
clique para ampliar |
Nenhum comentário:
Postar um comentário