quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Centro XXXIV - Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro

Esta postagem apresenta três fotos de azulejos na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. de autoria do incansável fotógrafo Raul Félix.

A Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro é uma instituição de assistência médico-hospitalar do Rio de Janeiro, no Brasil. A sua fundação remonta às instalações organizadas pelo padre José de Anchieta quando da chegada, à cidade do Rio de Janeiro, da esquadra do almirante Diogo Flores de Valdés, em 24 de março de 1582 atacada de escorbuto.

Fachada do portão central da  Santa Casa da Misericórdia. fonte >>
Como um prolongamento da Santa Casa de Lisboa - fundada em 1498 pela Rainha Dona Leonor - a Santa Casa do Rio de Janeiro representou a concretização dos princípios humanísticos da Misericórdia. A primeira construção que se tem notícia é o Hospital Geral (1582). Logo em seguida, foi inaugurada uma capela em 1584, hoje a Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso, ainda existente no local.

Ao longo dos séculos, o Hospital Geral passou por diversas reformas e obras de ampliação, feitas de acordo com os recursos sempre escassos e de acordo com as necessidades de cada época. Porém sem planejamento, o Hospital foi tornando-se um amontoado de pequenos edifícios, com má circulação de ar e até com pavimentos subterrâneos sujeitos as enchentes.

Pintura da Santa Casa da Misericórdia, sem data.

Em 1840 foi lançada a pedra fundamental do novo hospital, com a presença do Imperador D. Pedro II. Tudo que pode ser aproveitado do antigo hospital foi usado para completar o novo. Para projetar e construir o novo hospital, foram chamados engenheiros experientes. A arquitetura e os trabalhos de pintura e escultura foram realizados por artistas de renome na época, no estilo neoclássico. Materiais nobres foram trazidos de Portugal. A primeira etapa das obras ficou pronta em 1852 com amplas enfermarias, ambulatórios e consultórios.

Foto de Bertichem, 1856

O novo prédio do hospital foi projetado pelo arquiteto José Maria Jacinto Rebelo (discípulo de Grandjean de Montigny), que desenhou ao centro o grande pórtico com dupla colunata de ordem dórica e frontão triangular, em cujo tímpano estão relevos feitos pelo italiano Giudice. O relevo central representa a Caridade. Em 1865 foi terminada a a nova fachada (ano de 300 anos da fundação da cidade do Rio de Janeiro).

Santa Casa da Misericórdia em 1910. Percebam em comparação às imagens anteriores como o prédio inicial foi
"cercado" pelas ampliações feitas depois, de forma que a fachada que vemos hoje esconde a original.
Portão lateral de serviços. fonte >>
Aspecto da fachada. fonte >>
Vamos aos azulejos! Lembrando, todas as fotos são de autoria de Raul Félix. Há vários azulejos portugueses em azul cobalto, que acredito serem da época em que o novo prédio foi concluído:




Os azulejos de padrão acima eu já vi e fotografei no Porto, norte de Portugal. Vejam os detalhes abaixo da parte inferior e superior deste silhar:



E há também um "mix" de azulejos holandeses já velhos conhecidos nossos aqui no blog. O padrão principal abaixo, do modelo "Engels net" já foi amplamente discutido neste post anterior.


Eu não sei em que área estão estes azulejos, mas como provavelmente são de circa 1900, deve ter sido um azulejamento que aconteceu quase 50 anos depois das áreas acima, onde vemos os azulejos portugueses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário