sexta-feira, 26 de junho de 2015

rua do Hospício x beco do Fisco


atuais rua Buenos Aires x praça Olavo Bilac (Mercado das Flores)
fonte:  livro "O Rio de Janeiro de Lima Barreto", a partir do grupo RIO ANTIGO (facebook), digitalizada por Luiz Anciães

4 comentários:

  1. É impressionante. Se não fosse a legenda, eu diria que essa fotografia tinha sido tirada em Lisboa.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Este imóvel é muito lisboeta, ao contrário do que é/era mais comum, parecerem imóveis do norte.
      abraços

      Excluir
  2. Tal como o Luís, quando olhei a fotografia, fiquei admirado pela semelhança com os becos das ruas lisboetas, senão vejamos: janelas de guilhotina, em quadriculado, vãos de forma pombalina, os beirais, as cantarias arredondadas na parte superior, os lampiões, a azulejaria ... até os carris do elétrico no chão!!!!!
    Qualquer beco desta cidade poderia dar fotografias absolutamente iguais! Claro que, se colocares este tipo de paisagem no norte, também fará sentido, mas isto "cheira-me" mais a Lisboa!
    Manel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manel,
      Pois foi exatamente isso tudo que você tão bem descreveu que me fez gostar desta foto; como lembra Lisboa! Eu já achei alguns imóveis assim, geralmente em terrível estado de (falta de) conservação para os lados mais abandonados da cidade. Em geral, as construções com mais de 100 anos por aqui parecem prédios vindos do norte de portugal, com outro estilo de janelas, portas, com uma cantaria mais pesada, muitas vezes o piso térreo é inteiro em cantaria. Este em destaque na foto certamente é bem mais antigo do que os que ainda temos por aqui, de um tempo em que as construções da cidade era mais lisboetas do que portuenses.
      Ao mesmo tempo, é muito triste pensar como desfiguraram esta cidade ao longo de 100 anos, ao ponto de ser muito difícil encontrar recantos como este.
      Se você visse os prédios horrorosos que estão no lugar destes da foto, como eu você sentiria vontade de estapear os responsáveis, Eu entendo que a cidade precisa crescer, que os espaço é limitado, mas não precisava ser sem qualquer vestígio de planejamento urbano, sem a preocupação de se criar uma "reserva" de pequenos recantos que nos permitissem uma deliciosa viagem no tempo. Vejo o lampião na foto, e que tristeza eu sinto pois isso não existe em nenhum lado da cidade!
      abraços

      Excluir