atualizado em: 22/09/2024
Nesta postagem vemos dois azulejos recuperados de uma demolição interna para remodelação de um sobrado na rua do Lavradio. Estes azulejos são de origem espanhola, expandindo assim ainda mais a presença de azulejos antigos deste país no Rio de Janeiro.
Abaixo, uma simulação do uso da cercadura e azulejo de padrão acima, a partir de uma foto em Barcelona, que pode ser encontrada aqui [>>].
---------------------------------
Atualização em 22/09/2024
Hoje, depois de tantos anos, usando o Google Lens, consegui encontrar informações importantes sobre estes azulejos.
Agora sabemos onde possivelmente foram fabricados em Valência, Espanha, sendo que uma das fábricas que produziram este padão foi a Fábrica de Azulejos de San Pio V, ao menos entre 1920/1930.
* Há um prédio em Barcelona, na Carrer de Provença, 324-326, que foi construído entre 1907 a 1910, e que possui no saguão de entrada um grande silhar com estes azulejos, de forma que estes poderiam eventualmente estarem em produção ainda antes do descrito na ficha acima. Acho pouco provável que um prédio com uma decoração tão detalhada tenha ficado mais de 10 anos sem os azulejos no silhar, que parecem ter sido feito sob medida para estes azulejos.
foto: Anna Parcerisa |
Entretanto, esta não foi a única fábrica a produzir este padrão! Há pelo menos mais duas, ambas também em Valência. As páginas de catálogo abaixo foram-me enviadas pelo amigo e expert em história da arte, azulejos e cerâmica catalão Vicente de la Fuente Bermúdez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário