sábado, 17 de setembro de 2016

Centro LIVb - rua Gonçalves Dias

Em maio deste ano fiz esta publicação sobre um prédio encontrado na rua Gonçalves Dias [>>] por aqueles dias. Na ocasião, meu caro colaborador Peter Sprangers me informou que os padrões encontrados no imóvel seriam da fábrica Ravesteijn, de Utrecht, ou da fábrica Van Hulst, de Harlingen.


Ela havia me enviado uma imagem do padrão 1x1 do catálogo de 1885 (ca.) da fábrica Ravesteijn. Porém, o padrão principal ainda eu ainda não havia referências para apresentar aqui. Até hoje.

Ilustração retirada do livro de modelos de Van Hulst, sem nome ou número de registro.

Pormenor de um azulejo do imóvel, para comparação com o desenho do livro de modelos.

Segundo o livro "De Nederlandse Tegel - Decors en Benamingen 1570-1930", de Jan Pluis (outro regular colaborador deste blog), trata-se do padrão "Kransveer" ("grinalda de primavera"), da fábrica Harlinger, na Frísia,  província ao norte dos Países Baixos, do período em que esta fábrica foi gerenciada pelas famílias Tjallingii (1781-1910) e Van Hulst (1850-1933), padrão este produzido por volta de 1850 a 1890.

Porém, o padrão também foi produzido pela fábrica Makkum (Tichelaar Makkum; Royal Tichelaar Makkum, est. 1572), que ainda está em funcionamento em nossos dias, também na Frísia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário