domingo, 14 de outubro de 2012

Centro XXV - rua do Carmo


Desta vez temos mais um caso de combinação de azulejos de nacionalidades diferentes em um mesmo imóvel: azulejos holandeses e franceses.





Detalhe do friso superior formado com a combinação de azulejos holandeses na cercadura e azulejos franceses no motivo principal:


Abaixo apresento fotos de azulejos iguais aos acima, encontrados em um site de leilões, comprovando a origem francesa dos mesmos:



----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atualização em 18/11/2012:

Não sei como deixei isto escapar! Hoje, procurando referências para um outro post, passei pelas cópias de páginas de um catálogo da Real Fábrica de Azulejos (Holanda), e em uma delas está o azulejo de padrão do imóvel acima, o que confirma sua origem holandesa; ele está no canto superior direito da página:



2 comentários:

  1. Eu espero que alguém com responsabilidade na área da cultura dessa tua cidade, pegue neste teu blog e nos teus préstimos de homem sensível, tenaz, conhecedor, artista e amante das artes, e os coloque ao serviço de uma nação.
    Oxalá este teu serviço não seja desperdiçado nem caia em "saco roto", pois alguém nesse departamento da prefeitura deverá ser responsável e perceba o trabalho que aqui está feito!
    Encantam-me estes teus achados todos numa cidade que, julgava eu, nada teria desta qualidade azulejar
    Manel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Manel!
      Infelizmente por aqui, como em quase todo o mundo, a cultura de forma geral, e pior ainda no quesito história e patrimônio, não recebe quase nenhuma atenção. Construir porcarias novas cria mais riquezas particulares, e gera mais votos. Por exemplo, estão querendo demolir a antiga residência do Duque de Saxe e da princesa Leopoldina, segunda filha de D. Pedro II, que fica ao lado do estádio do Maracanã, para construir... NADA! A justificativa é que irá melhorar a circulação dos torcedores na Copa de 2014!! Sendo que apenas UM JOGO acontecerá no estádio do Maracanã.
      Sobre a segunda parte, eu mesmo não imaginava que o Rio ainda possuia este imenso patrimônio azulejar do século 19 e início de 20. E isso tem me feito muito feliz.
      abraços!

      Excluir