segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

São Pedro da Aldeia I - Casa dos Azulejos

postagem original: 08/09/2012
última atualização: 23/12/2019


Casa construída em 1847 pelo português Feliciano Gonçalves de Negreiros para residência da família. É uma construção em estilo colonial, muito parecida com as casas de fazendas e quintas de Portugal. Foi feita em argamassa de argila, conchas, óleo de baleia e revestida com azulejos (padrão principal) fabricados em Portugal, talvez na Fábrica das Devesas (de A. A. Costa), em Vila Nova de Gaia. Seu telhado em madeira rústica é coberto por telhas de barro, tipo canal que eram fabricadas de maneira artesanal pelos escravos.

Detalhe dos azulejos usados na Casa dos Azulejos.


Possui 16 dependências, pátio interno com cisterna, quintal com árvores frutíferas e belíssimo portal de onde se vê um maravilhoso pôr do sol. Enquanto viveu na casa, Feliciano Gonçalves Negreiros recebeu diversos visitantes ilustres, entre eles os Príncipes Imperiais Isabel e Gaston de Orleans (Conde d’Eu).



Após o falecimento de Feliciano Negreiros, os herdeiros venderam a casa para dona Lina Pinheiro, mãe do Coronel Felipe Pinheiro. A casa foi comprada com tudo o que havia dentro, por cinco contos de réis, o que na época equivalia ao preço de três bons escravos.

detalhe mostrando o friso superior em azulejos.

A casa funciona atualmente como Escola de Artes da Prefeitura de São Pedro da Aldeia. A escola oferece cursos de ballet, dança contemporânea, rítima, cavaquinho, escultura, modelo e manequim, entre outros. Antes de abrigar a Escola de Artes funcionava no local um Centro Cultural.

É uma pena, entretanto, o estado geral do azulejos, depois de tantas e tantas décadas de abandono.

------------------------------
atualização em 09/09/2012

Conforme nos informa o Luis nas mensagens abaixo (obrigado!), Miragaia e Massarelos (Porto, Portugal) também fabricaram este padrão decorativo, ou uma variante muito semelhante. Ele acrescenta ainda "No catálogo da exposição Miragaia aparece um azulejo semelhante a este e há uns dois anos o Flávio Teixeira enviou-me cópia de um destes azulejos marcados Massarelos".

5 comentários:

  1. Que casa encantadora!!!!

    Miragaia e Massarelos no Porto também fabricaram este Padrão ou uma variante muito semelhante. No catálogo da exposição Miragaia aparece um azulejo semelhante a este e há uns dois anos, aquele rapaz que era seguidor no meu blog, o Flávio Teixeira, enviou-me cópia de um destes azulejos marcados Massarelos
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis, obrigado por suas informações. Vou acrescentá-las ao post, para que fique mais correto.
      abraços!

      Excluir
  2. Alguém poderia me informar alguma bibliografia, sobre os azulejos produzidos na fábrica das Devesas??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Lemon.

      O Francisco Queiroz publicou na Chiado Editora, em 2016 a obra Os catálogos da fábrica das Devesas. Tenho ideia que o pode encontrar on-line na Academia.edu.

      Um abraço

      Excluir
    2. Obrigadíssimo, querido amigo! Você foi bem mais ágil do que eu, rs.
      Saudade! Abraços.

      Excluir