sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Centro LVI


Nesta postagem vemos azulejos alemães da Villeroy & Boch, da cidade de Mettlach, localizada no distrito de Merzig-Wadern, estado do Sarre. Segundo o meu caro colaborador Mario Baeck, que fez a identificação dos mesmo, o número de modelo deste padrão de painel seria 763D.


Este belo painel foi usando como silhar do hall de entrada do imóvel da seccional Rio de Janeiro da Federação Espírita Brasileira, inaugurado em 10 de dezembro de 1911.

imagem Google Street View

Pesquisando online, encontrei em um site de venda de peças de arquitetura antigas a informação de que estes painéis teriam sido fabricados por volta de 1900 a 1915, o que é compatível com a data de inauguração deste imóvel.

fonte >>

fonte >>

fonte >>

Abaixo fotos em pormenor da parte superior e inferior do painel.



Por fim, o belo piso em ladrilho hidráulico do hall, que não me surpreenderia ser também Villeroy & Boch.

5 comentários:

  1. Olá, bom final de tarde!
    Encontrei o seu belo blog em pesquisa sobre a Igreja da Lapa, a qual fiz referência à postagem do meu blog, pois estive nessa igrejinha no mês passado.
    O seu blog foi a segunda grata surpresa do dia de hoje! A primeira foi de um blog especializado em pisos antigos, O Chão que Piso. Então, acho que os dois blogs se complementam.
    Sobre o azulejo desta postagem, me parece ter algo parecido na confeitaria Cavé, ali próximo à Carioca, agora não sei se nesse novo estabelecimento ou no antigo, faz uns 10 anos que estive por lá.
    Grata por compartilhar uma paixão :)
    Parabéns por todo esse belo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pat,
      Obrigado por suas palavras tão carinhosas! Nas 2 unidades mais novas da Cavé, que foram abertas no período em que deixaram o prédio original da confeitaria não é, pois nestas eles tem azulejos réplica de padrão do início do séc XX de Portugal e Espanha, além dos painéis de azulejos novos, imitação do estilo antigo.
      No prédio original, recentemente reconquistado, pode ser sim que haja algo parecido, pois a decoração daquele salão é de por volta do mesmo período destes azulejos acima. Vou verificar minhas fotos depois.
      obrigado e abraços!

      Excluir
  2. O blog de que comentei:
    http://chaoqueeupiso.com.br/

    ResponderExcluir