sábado, 18 de agosto de 2012

Centro VII - Rua da Quitanda esquina com Conselheiro Saraiva

Tenho encontrado este tipo de azulejo horizontal retangular, que se parecem com os que foram bastante usados no norte de Portugal (no Porto eu vi muitos imóveis com este tipo de azulejo), com grande frequência pelo centro do Rio de Janeiro.

E este prédio acima, localizado uma vez mais com o Google Street View, além de apresentar uma das várias combinações a duas cores, prática característica do Rio de Janeiro (zig zag, xadrez, diagonal), que jamais vi em Portugal, também é composta por azulejos que não são pintados em cor lisa, mas sim com um esponjado que lembra a decoração de faiança portuguesa antiga, ou mesmo de azulejos quadrados mais tradicionais e mais antigos, que já vi serem usados na base de painéis pintados.
E no caso destes esponjados, tenho encontrado sempre com estas duas cores apenas: marrom e verde, que parecem muito os marrons e verdes profundos, típicos das louças da região de Caldas da Rainha. O efeito final é muito bonito, há um certo espacto de pedra polida, como o granito. O verniz é sempre bem brilhante (ao contrário dos azulejos de padrão quadrados mais tradicionais, que são opacos ou semi brilho).

Este sobrado também difere da maioria pelo andar onde os azulejos foram aplicados: a maior parte dos imóveis tem azulejos em todos os andares, ou apenas nos pisos superiores. Este tem os azulejos apenas no térreo.


clique para ampliar


Nenhum comentário:

Postar um comentário