sábado, 19 de janeiro de 2013

São Pedro da Aldeia Ib - Casa dos Azulejos

Meu pai, Júlio Carvalho, me fez um grande favor e bateu novas fotos da "Casa dos Azulejos", como é conhecido este imóvel de 1847, que eu já havia postado anteriormente, e que pode ser conferido neste link. Na publicação anterior há a história da casa, e considerações sobre as possíveis origens dos azulejos, o que eu não vou repetir aqui.






2 comentários:

  1. Já, por altura da outra postagem, tinha achado a casa encantadora, muito portuguesa, sobretudo pelo equilíbrio de cores, proporções e formas dos caixilhos das janelas, não contando com os azulejos, muito próximos de tantos outros que encontrei pelas ruas do Porto; continuo, no entanto, a considerar que é uma lástima o seu estado.
    Espero que, sendo uma casa de cultura, lhe continuem a tecer cuidados para que a sua sobrevivência seja efetiva e afetiva.
    Manel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manel,
      Infelizmente não dá para ter muitas esperanças quanto ao futuro desta lida casa. Meu pai me contou que por dentro ela está simplesmente se desfazendo.
      "Casa de cultura" é um eufemismo para "a gente não liga a mínima nem quer saber". A casa está aberta para visitação, mas não há nenhuma programação em cartaz.
      O mais provável é que a casa e seus lindos azulejos do Porto fiquem se deteriorando até não ser mais possível qualquer tentativa de recuperação.
      abraços

      Excluir