quinta-feira, 22 de maio de 2014

Centro XLIX - rua Miguel Couto


Este prédio tão bonito tinha me escapado aos olhos por este tempo todo, até que um dia, fazendo compras no centro da cidade, ele me chamou a atenção (a luz refletida de fim de tarda de outono, com o seu laranja rosado sobre os azulejos verdes era algo impossível de não se notar!) e parecia me questionar "por que eu ainda não estou em seu blog? Só porque a concorrência nesta rua é peso-pesada?"

Estava sem máquina fotográfica ou celular neste dia, de forma que ele teve que esperar mais uma semana até ser fotografado. Pois agora me redimo. Aqui ele está!


Num dos muitos dias de calor no Rio de Janeiro, a visão desta fachada em verde ácqua de certa forma me refresca. Penso em um lago calmo, ou pelo menos uma piscina com água mais refrescante. E acho engraçado ficar procurando onde tem azulejo com a cor meio "fora" do conjunto.


É uma pena que não haja indicação do ano de construção do prédio. Este tipo de azulejo, até onde eu já pude registrar, se usou por aqui dos primeiro anos do século XX, até os primeiros anos da década de 1920. Claro que nada impede de terem sido usados antes (mas o que acho pouco provável) ou depois.


2 comentários:

  1. Estes azulejos esmaltados foram muito usados em fachadas de casas na primeira década do século XX, muitas vezes em combinações bicromáticas. Gosto muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por alguma razão, prefiro os de padrão, mas gosto muito destes também. Dão uma elegância austera ao imóvel. Há vários casos de imóveis com uso de 3 cores, mas também casos delirantes, com 4, 5 cores! abraços

      Excluir