domingo, 5 de novembro de 2017

Lapa XIII - Casa Conventual e Capela da Irmandade de Nossa Senhora da Lapa




Da mesma forma que na Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Desterro [ veja aqui >> ], os azulejos usados como revestimento da fachada da Casa Conventual e Capela da Irmandade de Nossa Senhora da Lapa são franceses, da Faiencerie de Choisy-le-Roi (Seine).

Há indícios de que a Igreja teria sido revestida por perto de 1910, de forma que creio que o revestimento da fachada da Casa Conventual deva ter acontecido no mesmo momento que a Igreja, uma vez que são azulejos da mesma fábrica daqueles usados na Igreja.

Os mesmos azulejos já foram visto aqui no blog em uma postagem sobre uma fachada lateral de um sobrado na rua da Conceição [ veja aqui >> ].

Este mesmo padrão existe no Rio de Janeiro em marrom, no interior do restaurante Nova Capela, bem como na Coleção Nelson Torzecki [>>]. No "catálogo" desta coleção, consta: "(RS0082) Azulejo Francês. Tipo Choysi le Roy, Siene" (sic).

restaurante Nova Capela [ fonte >> ]

Atualização em 25/12/2017

Hoje por acaso encontrei estas pinturas do Gustava Dall'Ara, de 1908 e 1910, mostrando que a igreja já estava azulejada nesta altura. Infelizmente nas pinturas não vemos a Casa Conventual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário