segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Encantado I

postagem original: 26/11/2018
última atualização: 27/11/2018

imagem: Google Street View

Nesta postagem vemos um belo silhar em uma casa no bairro do Encantado, que me foram enviadas pelo amigo Diego Dias >>.

foto: Diego Dias

foto: Diego Dias
Como podemos ver bem na foto abaixo, esta barra de crisântemos rosa já foi vista em uma outra postagem neste blog >>, na Tijuca. Como podemos ver naquela postagem, estes azulejos são belgas, fabricados pela Gilliot & C° da cidade de Hemiksem, próxima à Antuérpia.


É interessante também notar que este silhar apresenta um detalhe diferente de todos os outros que já registrei pela cidade, que é a inserção de azulejos de figura avulsa de barcos e moinhos.

foto: Diego Dias

Acredito que a borda de acadamento em cima seja dos mesmos azulejos apresentados na foto abaixo, que são igualmente belgas (infelizmente sem identificação de fabricante). De toda forma é um friso muito simples, e que pode ter sido até mesmo produzido por mais de uma fábrica, e até mesmo em mais de um país.


Quanto ao azulejo liso verde oliva, é claro que a não ser que possamos ter em mãos um exemplar removido do conjunto, para ter acesso ao seu tardoz, fica difícil, senão impossível, dizer qualquer coisa. De toda forma, é interessante saber que a mesma fábrica dos azulejos com crisântemos produziu azulejos lisos com vidrado translúcido de brilhante como os nesta casa, em diversos tons de verde, como podemos ver abaixo:


Já sobre os azulejos de figuras avulsas vamos ter que aguardar, pois não encontrei nenhum "par perfeito" para eles, a não ser alguns azulejos com cisnes como o abaixo, fabricados pela Boch Frères Kéramis, em La Louvière, que são parecidos em termos de uso da estampilha e aerógrafo, o que não é certamente prova de origem para os azulejos na casa em questão.



Atualização de 27/11/2018

Para demonstrar como é complexo identificar estes azulejos de figura avulsa, a não ser que se possa ver o tardoz dos mesmos, acabei de encontrar no Ebay azulejos da manufatura alemã Boizenburg que embora não sejam iguais, são parecidos.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário