sábado, 29 de dezembro de 2012

Centro Xb - Sítio Arqueológico no Castelo

Aqui apresento outro padrão encontrado entre os cacos de azulejosrecuperados durante as escavações arqueológicas do sítio Santa Luzia, na região do Castelo, Centro.

Este padrão também já foi encontrado em um belo prédio ainda de pé na rua Buenos Aires, sobreviventes das demolições impiedosas do século XX. Você pode ver o prédio abaixo em mais detalhes em sua postagem original, neste link.

magnífica construção, em excelente estado de conservação, na rua Buenos Aires.
Abaixo vemos a ficha deste padrão no acervo do Museu do Azulejo da Holanda:


nome do padrão: Croix d'Espagne
produção: 1870 - 1900
local: Harlingen
técnica: estanhola
medidas: 129 x 129 x 7 mm

2 comentários:

  1. Fábio

    Esse prédio podia estar no Porto, Braga, Guimarães ou Chaves. A única diferença é que os azulejos não são portugueses, mas tudo o resto é comum. Sei que já me ando a repetir, mas são tantas as semelhança com a arquitectura portuguesa dos finais do XIX, que tudos os dias tu aqui trazes. eu iria jurar quem em Chaves há um prédio igual a esse. Até caixilharia é semelhante.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A possibilidade de ser criar uma "ponte" entre Brasil e Portugal, mesmo que seja apenas uma ponte afetica e cultural, foi a premissa principal de criar este blog. É uma maneira d'eu continuar me sentindo perto do país que aprendi a amar produndamente. Mesmo que os azulejos sejam de outros locais, como repetimos muito por aqui, a forma de usá-los é absolutamente luso-brasileira.
      abraços e um ótimo 2013!!

      Excluir