segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Teresópolis I - Mirante da Granja Guarani

Construído em 1929 por Arnaldo Guinle, da família Guinle, o belo monumento tem arquitetura neocolonial e é todo revestido com azulejos pintados em Lisboa pelo famoso pintor português Jorge Colaço.

Jorge Colaço (1868-1942) nasceu no Consulado de Portugal em Tânger, Marrocos, filho de um diplomata. Estudou arte em Lisboa, Madrid e Paris. Exímio desenhador destacou-se na caricatura, na pintura e no azulejo, aqui com capacidades inovadoras de processos e de técnicas. Em Portugal está representado com grandes painéis de azulejo em muitos edifícios públicos nacionais. Sua obra mais conhecida talvez seja a que se encontra na Estação de São Bento, no Porto (1903).

Conheça um pouco mais a biografia de Jorge Colaço, e conheça uma outra obra sua em Lisboa acessando este link.

As peças têm fortes traços de azul sobre branco, com imagens que traduzem quatro lendas indígenas: “O dilúvio”; “O anhangá e o caçador”; “A moça que saiu para procurar marido”; e “Como apareceu a noite”. Infelizmente, a construção hoje está abandonada (fotos: internet).

foto do mirante nos anos 1970
estado atual do mirante








------------------------------------------------
Atualização em 13/1/2013: Duas fotos dos painéis com cenas da lenda indígena “Como a noite apareceu”.


7 comentários:

  1. Que pena uma coisa tão bonita estar numa ruína

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luis,
      Concordo contigo, ainda mais sendo um exemplar único de mirante neocolonial, com azulejos pintados por um autor renomado em Portugal.

      Excluir
  2. Em março de 2013 tiveram início os trabalhos de recuperação do Mirante da GRanja Guarani (Teresópolis, RJ). Foi tombado pleo Inepac em 1982 e pela Lei Orgânica Municipal em 1989. Convidamos todos os interessados na resgate e preservação desse patrimônio para CURTIR A PAGINA do QUIOSQUE DAS LENDAS no Facebook. Agradecemos se ajudarem a divulgar, compartilhando fotos e informações sobre o assunto. https://www.facebook.com/pages/Quiosque-das-Lendas/349359678440226?fref=ts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo saber que o mirante será recuperado!
      Obrigado por nos trazer esta informação.
      abraços

      Excluir
  3. Gostei imenso de conhecer estes azulejos de Jorge Colaço e também de saber que estão a ser restaurados.

    ResponderExcluir
  4. Está completamente abandonado, 90% dos azulejos estão comprometidos, não existe nenhum sinal de restauração, na pousada próxima tem um menor continuidade deste muito bem preservado, mas particular.é

    ResponderExcluir
  5. Estamos em 2023 e o belíssimo Mirante continua completamente abandonado…

    ResponderExcluir