domingo, 9 de setembro de 2012

Urca I - Palácio Universitário da UFRJ

O Palácio Universitário da UFRJ foi construído originalmente para abrigar o primeiro hospício moderno do Brasil. O prédio de linhas neoclássicas na chácara do Vigário Geral, de propriedade da Santa Casa da Misericórdia, tomou dez anos de construção. De doação em doação, o prédio foi inaugurado em 1852.

1890

O Hospício foi transferido em 1944 para Jacarepaguá. Em 1949 a Reitoria da (então) Universidade do Brasil instala-se no prédio e iniciam-se as obras de recuperação do Palácio.

Hospício D Pedro II - Atual Palácio Universitário da UFRJ


 Os azulejos desta bela construção encontram-se nos corredores internos e no chafariz do pátio interno.

]
detalhe dos azulejos portugueses dos pátios internos, que podem ter sido
fabricados em Devezas (Vila Nova de Gaia), Miragaia ou Massarelos (Porto).

Uma variante da cercadura usada nas paredes do Palácio Universitário,
encontrada na Igreja Matriz em Viana do Castelo, Portugal.
detalhe do azulejo de padrão usado nas paredes do Palácio Universitário.

Uma variante do azulejo acima, encontrado em uma fachada de casarão
na rua de São Pedro, Viana do Castelo, Portugal.

Conforme nos informou o Luis em uma mensagem neste post anterior, Estes azulejos, que à princípio parecem ser de Devezas (Fábrica de A. A. Costa, Vila Nova de Gaia), fábrica que exportou muito para o Brasil, Miragaia e Massarelos (Porto, Portugal) também fabricaram este padrão decorativo, ou uma variante muito semelhante. 

Pátio interno, com o chagariz também revestido por azulejos.





Infelizmente, como a maioria das instalações da UFRJ (o que não é diferente em outras instituições de ensino por todo o país) está em péssimas condições de conservação. Isto é um retrato do interesse dos governos locais e federais neste país pela educação, que só se torna um assunto importante durantes as campanhas eleitorais. E depois, como sempre, fica no abandono.



Em março de 2011 o Palácio Universitário sofreu um incêndio que começou em sua belíssima capela (São Pedro de Alcântara), que estava em obras de restauração. Esta capela sempre foi muito procurada para casamentos. O fogo também atingiu o almoxarifado da faculdade de educação, que fica na área ao lado da capela um salão, e o auditório Anísio Teixeira, que fica no primeiro andar. Quase tudo de madeira se perdeu. Entre os itens destruídos pelo fogo estão a talha, o altar e o mobiliário na capela. 



Um ano depois do incidente, as obras na capela, construída em 1850 e tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico), estão paradas. Além disso, o inquérito instaurado na Delegacia de Patrimônio e Meio Ambiente da Polícia Federal ainda não foi concluído. 

A UFRJ aguarda da conclusão do inquérito sobre o incêndio na Polícia Federal para buscar o ressarcimento na Justiça. No entanto, antes mesmo do incidente, a empresa Terreng, que fazia a obra de restauração, já estava sendo processada pela universidade, devido aos danos que causou durante a obra.  

A capela antes do incêndio.
Estado atual da capela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário