sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Lapa XI - rua do Senado

data da postagem original: 17/04/2015
última atualização: 19/10/2018
autor: Fábio Carvalho


Na postagem anterior (link>>), eu apresentei o primeiro de 2 sobrados geminados na rua do Senado. Para completar a dupla, agora vemos o outro sobrado.




O azulejo de padrão primeiramente eu acreditei que fosse português, pois já vi este padrão, com pequenas variações de cor e da rotação dos buquês em cada 1/4 do azulejo, na rua do Salitre em Lisboa, num edifício com claras influências art nouveau, o que me faz acreditar que este azulejo possa ser do final do século XIX ou início do século XX.

Lisboa - imagem: Google Street View

Lisboa
Entretanto, o pesquisador portuense Francisco Queiroz me falou que ele não acredita que este azulejo de padrão seja português, mas talvez espanhol, mesmo o que encontramos em Lisboa. Em ambos os casos, Rio e Lisboa, o azulejo é bem grande, o que não é encontrado em azulejos portugueses, mas é muito comum em azulejos espanhóis de séc XIX e XX, que em geral apresentam como dimensões 20 x 20 cm.

E para aumentar a suspeita de que estes azulejos sejam espanhóis, eu já os encontrei em uma foto no instagram, que foi feita em Vigo, Espanha:


Isto naturalmente não é prova de origem, mas certamente já é uma boa pista.


Atualização em 19/10/2018

Agora é certo: estes azulejos são espanhóis, da cidade de Onda, Espanha (clique para ampliar):



Catálogo de la colección de azulejos de serie del siglo XIX, de Vicent Joan Estall i Poles. Museu del Azulejo, Onda - ES. Faenza Editrice Ibeerica, Castellon, ES, 2000

2 comentários:

  1. A Lapa é o lugar master que quero visitar em alguma viagem turística futura para Rio, Petrópolis e Paraty ( pacote provável ). O conjunto existente colonial/eclético...+ para o eclético é encantador.

    ResponderExcluir