Porém, há coisa de um ano me deparei no Instagram com uma foto mostrando o piso de alguma igreja em Siracusa, Sicília, Itália.
E hoje pesquisei um pouco mais e descobri que se trata da Igreja de Santa Lucia alla Badia. Aqui temos uma outra foto deste piso, sem filtros:
[ fonte >> ] |
Agora faz mais sentido para mim as dimensões agigantadas destas peças, que aparentemente em sua origem eram usados como revestimento de pisos, e não de paredes. Com qualquer pesquisa rápida no assunto via Google encontramos dezenas de padrões deste revestimento Italiano, em Palermo, Siracusa, entre outros locais. Em Palermo há até uma casa-museu dedicada ao revestimento cerâmico, a Casa Museo Stanze al Genio.
[ fonte >> ] |
[ fonte >> ] |
[ fonte >> ] |
[ fonte >> ] |
[ fonte >> ] |
Infelizmente o padrão usado como cercadura no claustro do Mosteiro de São Bento eu não localizei, mas arrisco pelas sua dimenões (exatamente iguais ao do outro padrão) e seu estilo de desenho e colorido, comparado com o que já vi nas pesquisas, que poderia ser igualmente italiano. É uma questão de tempo, sorte e mais pesquisas até se confirmar ou descartar esta hipótese.
Quem quiser conhecer a postagem original sobre o Mosteiro de São Bento, basta seguir este link >>
Atualização de 17/5/2016
Consegui identificar mais um "azulejo" da igreja de Montserrat do Mosteiro de São Bento como sendo também provavelmente italiano, o que pode ser visto nesta outra postagem [>>]. Desta forma, é praticamente certo, por conta do estilo de pintura, e dimensões, que o outro "azulejo", usado como cercadura no claustro, com a pintura de uma grande flor com miolo amarelo, seja também de origem italiana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário