sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Centro VIb - Rua do Lavradio

Hoje voltamos a um dos mais belhos sobrados do centro antigo do Rio de Janeiro, na rua do Lavradio [>>], onde acontece uma feira mensal de artesanato e velharias. Esta rua tem vários antiquários, brechós, lojas de cacarecos, sendo que o forte na rua são os móveis antigos.

A rua é também ainda repleta de imóveis de finais do século XIX e (principalmente) início do século XX, tendo até mesmo um magnífico Solar do século XVIII (1777) que serviu de residência do Vice-Rei António de Almeida Soares Portugal [>>], Marquês de Lavradio [>>], mas que teve diversos outros usos e foi muito remodelado ao longo do século XIX (Solar do Marquês de Lavradio [>>1] [>>2]).

Na postagem anterior [>>] o sobrado estava em plena restauração. Desde que foi reinaugurado, abriga um centro cultural privado, que além de exposições temporárias e programação de shows e palestras no auditório no piso térreo, nos demais pisos apresenta uma exposição permanente de azulejaria antiga, moderna e contemporânea [>>].


Abaixo, vemos um detalhe chamando a atenção para a grande variação cromática dos azulejos de cercadura, que por vezes apresentam o fundo branco, em outras fundo azul.


Como podemos melhor ver abaixo, as réplicas empregadas na restauração do sobrado, em quase sua totalidade na reconstrução da fachada do piso térreo, são infelizmente industriais, e isso é melhor percebido pela retícula empregada na parte mais clara em manganês nos losangos e seções de círculo.


Todavia, em comparação a outras réplicas desastradas que já vimos em restaurações anteriores (algumas beirando a destruição mais do que restauração... [>>]), estes azulejos cumprem seu papel, e no conjunto geral, e mesmo a pouca distância, não se percebe que são industriais. Os desenhos estão no tamanho exato, as cores são perfeitas, as arestas não são recurvadas, o tamanho do azulejo é exatamente igual aos originais.

Como podemos ver abaixo, nesta ficha do catálogo do Museu do Azulejo da Holanda, o nome do padrão do azulejo principal é Kruiscarré ("quadrado com cruzes", "cruzes em quadra",... ). Em outras fichas do mesmo padrão, é atribuida a origem destes azulejos às cidades do norte da Holanda Harlingen, na província de Friesland e Makkum, bem como Utrecht, mais ao centro do país.


Para o azulejo de cercadura, continua o mistério! Mas pelas suas dimensões, cores e estilo de desenho/execução, creio que não arrisco muito em supor que sejam igualmente holandeses.

Encerro com mais algumas fotos em close-up deste belo imóvel.


Como podemos ver abaixo, o prédio foi construído em 1874.

Nenhum comentário:

Postar um comentário