sexta-feira, 13 de maio de 2016

Beco da Música


Graças a uma publicação de Augusto Caiado Pinto no grupo "Rio Antigo" do facebook, cheguei a esta foto atribuída a Augusto Malta, mas que o Augusto Pinto julga, pelo tipo de letra manuscrita no canto inferior esquerdo da mesma, ser de Uriel Malta, filho de Augusto Malta.

A foto, que pertence ao acervo "Brasiliana Fotográfica", registrada em 18/09/1941 na esquina do (antigo) beco da Música e rua Dom Manuel, de imediato nos permite reconhecer o revestimento com azulejos em relevo bisotado "de metrô", em duas ou até três cores contrastantes, formando diagonais.

Abaixo mostro um detalhe da foto, com o prédio inteiro (na verdade, um prédio maior, e um bem menor, que me parece "maquiado" para se integrar ao prédio maior, mas aparentemente revestido com apenas uma cor de azulejo).


No "close up" abaixo, fica mais fácil perceber as diagonais formadas pelos azulejos em cores diferentes.


No pormenor abaixo fica claro como o prédio menor à direita do maior na foto tinha azulejos todos de apenas uma cor.


Mais ao fundo na foto podemos ver mais um prédio com a fachada azulejada pelo mesmo tipo de azulejo, só que desta vez num padrão alternado, que chega até a lembrar bordando em por cruz.


Esta área atualmente é toda ocupada pelo complexo de prédios que forma o Palácio Da Justica (Forum) do estado do Rio de Janeiro.

fonte: http://brasilianafotografica.bn.br/brasiliana/handle/bras/4300

Nenhum comentário:

Postar um comentário