domingo, 24 de setembro de 2017

Saúde XVIII - rua Sacadura Cabral

data da postagem original: 11/09/2017
última atualização: 24/09/2017


Nesta postagem vemos um sobrado que, apesar de apresentar o ano de 1899 em sua platibanda, provavelmente sofreu alterações muitos anos depois, pois esta mesma platibanda e seus ornamentos em nada parecem com algo que teria sido feito em 1899.


Acima vemos o pequeno conjunto de azulejos usados nesta platibanda, e abaixo, um pormenor das duas variantes que integram o padrão.


Muito provavelmente estes são azulejos alemães, fabricados pela Boizenburger Plattenfabrik AG. O padrão, se for desta fábrica, se chama "Seerosen" (Nenúfares). Na sequência, vemos fotos melhores destes dois azulejos, obtidas na internet (Ebay).

fonte >>

fonte >>

Mais uma informação que pode reforçar a hipótese de que a platibanda do sobrado foi alterada anos depois da construção do imóvel: se estes azulejos forem mesmo da Boizenburger Plattenfabrik AG, estes terão de ser ao menos de, ou posteriores a 1921, ano em que esta fábrica adotou esta razão social.

Esta fábrica começou originalmente a operar em 1903, tendo sido aberta por Hans Duensing, sendo que a produção de azulejos só começou um ano depois. Em 1907, a fábrica adota para seus azulejos o estilo "Jugendstil" (art nouveau / arte nova), que já era corrente por toda a Europa. Em 1921 os então proprietários da fábrica, Duensing e Bicheroux, promovem a mudança da razão social, como dito acima, tornando-se a fábrica a partir deste ano uma Sociedade Anônima. Os fornos antigos são substituidos por fornos-túnel, e os azulejos passam a ser vidrados por uma máquina. Em 1927 esta fábrica já é responsável sozinha por um terço das exportações de azulejos na Alemanha. [ fonte >> ] A fábrica Boizenburger Plattenfabrik ainda existe em nosso dias.

Embora o sobrado não o apresente, mostro aqui uma cercadura com motivo similar, do mesmo fabricante e período:

fonte >>

Obs.: a foto que abre esta postagem já estava pronta há tantos anos que, felizmente, o sobrado está em muito melhor estado agora (Google street view maio/2016).

Atualização em 24/09/2013

Vejam uma foto dos mesmos azulejos no acervo da Coleção de Azulejos Nelson Torzecki [>>]


Nenhum comentário:

Postar um comentário