última atualização: 12/09/2017
Nesta postagem vemos em fotos melhores este belo sobrado com ares de chalé, todo revestido com azulejos franceses.
Tanto o azulejo de padrão quanto a cercadura constam no catálogo da enorme coleção de azulejos franceses de Benoît Faÿ (França). Para o azulejo de padrão há, neste catálogo, a possibilidade de ao menos 2 origens: Fourmaintraux Hornoy, em Desvres (a que julgo mais provável, uma vez que há uma enorme quantidade de azulejos da região de Desvres no Rio de Janeiro, bem como o aspecto de "borrão" dos azulejos no imóvel e no catálogo) e Martres Tolosane.
uma das muitas marcas usadas pela fábrica Fourmaintraux Hornoy |
Já para a cercadura temos apenas a informação de que poderá ter sido fabricado na região de Desvres, mas sem se dizer de qual fábrica poderia ter se originado.
Fábio, quanta coisa existe no Rio para ser estudada!!!!
ResponderExcluirE mal comecei! Tem muito, mas muito mais. beijos
ExcluirMas que casinha verdadeiramente amorosa!!!
ResponderExcluirAdoraria viver aí. Já me imagino com os meus tarecos todos aí dentro.
Realmente estás a descobrir um Rio de Janeiro que não aparece nos postais ilustradores e a fazer um trabalho notável de levantamento de azulejaria da cidade.
Abraços
Luis, eu moraria tranquilamente e muito feliz em muitos dos imóveis que venho publicando. Este chalé imperial é incrível. Lindo demais. faltam os lambrequins do telhado, mas mesmo assim é um amor de sobrado. Quase não há mais chalés no centro da cidade.
ExcluirO prédio abriga uma loja de móveis. Ou abrigava, pois passei lá numa quarta-feira, e estava fechado.
Ah! E os terrenos antigos destes imóveis aqui no Rio são engraçados. Eles podem não ser muito largos de frente, mas são muito, muito profundos! Acho que é algo também "importado" de Portugal, pois muitos imóveis antigos, ao menos no Porto, tem este formato também. Você teria espaço para todos os teus "tarecos", e para muitos e muitos mais.
abraços!
boa noite preciso saber onde comprar os azulejos para completar
ResponderExcluirsou o proprietário do imovel, rua sacadura cabral 303
email ,mdamasos@gmail.com
Olá,
ExcluirVai ser muito difícil encontrar estes azulejos para reposição, e mesmo que encontre, será em pequena quantidade, a um preço bem elevado por unidade. Talvez seja interessante pensar em encomendar réplicas, como se fez por exemplo nos restauros aí mesmo na Sacadura Cabral 139, ou na rua do Lavradio.
Abraços!
obrigado .\\\\\\ierei tentar em fabrica do Rio
ResponderExcluir