segunda-feira, 11 de julho de 2016

Museu Histórico Nacional | Fragmentos de painéis de azulejos (séc. XVIII)


Fragmentos de painéis de azulejos (séc. XVIII) oriundos do Solar Monjope, RJ. Pertenceram originalmente à Igreja de São Domingos, Salvador, Bahia.

Acervo do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, RJ.

11 comentários:

  1. Olá Fábio
    Preciso de um contato seu para falarmos sobre o • Painel do Fórum de São Gonçalo/RJ – Lex – Composição Noemi – Azulejos criados pela cerâmica Osirarte – I.R.F. Matarazzo – 1949. Já pesquisei muito e não consegui encontrar muita coisa a respeito. É um painel lindíssimo e diferente dos outros. Quase que totalmente esquecido. Se puder me dar um tempo para falarmos sobre isso, serei muito grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bom? Lhe respondi por email.
      abraços!

      Excluir
    2. Também tenho interesse em conseguir mais informações sobre este painel.

      Excluir
  2. A respeito do painel do Fórum antigo de São Gonçalo -- hoje Câmara Municipal --, gostaria de saber quem foi Noemi, que fez a composição dele.
    Jorge Cesar Pereira Nunes

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber onde encontrar mais informações a respeito do painel de azulejos oriundos da Igreja de São Domingos na Bahia. O importante é descobrir fontes documentais sobre a chegada ate o Rio de Janeiro, no Solar Manjope, Preciso dessas referencias pois são informações importantes para minha pesquisa de Mestrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Julio,
      Eu particularmente não tenho informações a respeito de tal painel. Sugiro que você procure o que precisa primeiro na Bahia, antes de se deslocar ao Rio, não seria melhor?
      abraços!

      Excluir
    2. Aqui não consegui nenhuma informação a respeito e para mim foi uma surpresa saber que esses azulejos ainda existem e saber onde eles estão. Acabei de finalizar a restauração da Igreja da Venerável Ordem terceira de São Domingos e esses azulejos decoravam a Capela Mor de onde foram retirados não se sabe a época e nem por quem e o destino que tiveram.
      Por acaso pesquisando na internet me deparei com a história do Solar Manjope, consequentemente fiquei sabendo que o painel fazia parte do acervo do solar e com a sua derrubada em 1973 o painel tomou outro rumo.
      O que estou buscando são datas, quando eles foram retirados das paredes da igreja, como faram parar no Rio de Janeiro numa residencia particular e de que forma eles passaram a fazer parte do acervo do MHN.
      Aqui temos poucas informações. Ja pesquisei nos arquivos da Irmandade Dominicana sem sucesso.
      Acredito que terei que ir ao Rio e ao Museu.
      Grato, amigo.
      Julio Maia

      Excluir
  4. Se for necessário irei até o Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Julio,
      Acho que a melhor hipótese é você primeiro tentar entrar em contato com o Museu Histórico por email ou telefone (o que se pode encontrar no site do museu) para verificar se as informações existem, e como agendar sua pesquisa. Não venha sem fazer isso pois sabe como são as burocracias destas instituições públicas.
      Dê uma olhada nos Anais do Museu que vc pode também encontrar no site. Quem sabe há algum artigo lá sobre isso.

      Excluir
    2. http://www.docpro.com.br/mhn/bibliotecadigital.html

      Excluir
    3. Muito Grato só trocar ideia com vc já é muito importante. Sinceramente fico muito agradecido. Um abraço.

      Excluir