terça-feira, 6 de março de 2018

Caju Ib

data original de postagem: 16/01/2013
Atualização em: 06/03/2018

Hoje (16/01/2013) tive a felicidade de receber um email de Peter Sprangers, do Historische Kring Tolsteeg-Hoograven, em Utrecht. Ele me enviou várias pranchas de miniaturas de páginas de um catálogo da fábrica Ravesteyn, também de Utrecht, e em duas das pranchas encontrei finalmente os azulejos de padrão/cercadura desta casa no Caju:

foto: Raul Félix.


Este padrão que é encontrado não apenas nesta casa, mas também em várias outras no Rio de Janeiro, são holandeses. Cada vez mais e mais azulejos antigos no Rio de Janeiro são identificados como holandeses. Pelo visto, o comércio entre a cidade do Rio de Janeiro e a Holanda era muito mais intenso do que eu poderia suspeitar.


Atualização em 24/4/2017

O padrão usado no imóvel em questão, visto na foto abaixo, segundo o livro "De Nederlandse Tegel - Decors en Benamingen", de Jan Pluis (2013), se chama "Veelkl".

fonte: site Mercado Livre

Atualização em: 07/11/2017


Bela foto de Evandro von Sydow de um detalhe desta casa.



Fotos de Ivo Korytowski no interior da mesma casa (acima) e da casa inteira por fora (abaixo):


Atualização em: 06/03/2018

Na foto abaixo, de autoria de J.C. Cardoso, feita em 1997, a casa ainda apresentava telhões de faiança pintada:


2 comentários:

  1. Sim, aHolanda exportou muitos azulejos para o Brasil e também Portugal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, mas pelo o que estou percebendo com minha pesquisa, os azulejos portugueses se concentram no Norte/Nordeste (Belém, Manaus, Sãi Luís e Salvador), enquanto aqui no Rio de Janeiro, os azulejos holandeses, e em seguida os franceses, dominam o cenário.
      abraços

      Excluir