sábado, 28 de setembro de 2013

Centro XLIV - rua Teophilo Otoni


Nesta postagem voltamos uma vez mais à rua Teophilo Otoni, para vermos um casarão de 3 andares que me parece representar uma transição no uso dos azulejos em sua fachada. Quase não há espaço para os azulejos, que ficam apenas acima das janelas no segundo e terceiro pavimento, sendo que neste formando apenas um friso. Pelos azulejos usados (todos aparentam ser do início do século XX), e estilo das janelas e cantaria, o prédio me parece quase uma despedida ao período das fachadas de azulejos.


os usados no segundo pavimento juntam 2 padrões já vistos neste blog em várias postagem. O azulejo de cercadura poderá ser melhor visto nesta postagem de um casarão na rua do Rosário. O azulejo de padrão principal é o nosso já conhecido "Engels Net", que já foi fartamente discutido nesta postagem sobre o Solar da Mantiqueira.




No terceiro pavimento vemos o mesmo azulejo de cercadura do pavimento abaixo. O azulejo de padrão também já apareceu aqui no blog, em várias combinações de cores. Vejam esta postagem sobre um imóvel na rua Visconde do Rio Branco, onde o padrão é em amarelo/manganês/azul, e a postagem de uma casa na Praia do Caju , onde inclusive eu apresento o padrão em uma página do catálogo da fábrica Ravesteyn, de Utrecht.

Naturalmente, como em quase todos os imóveis aqui apresentados, não poderiam faltar os remendos com azulejos de padrões diferentes dos usados originalmente. Aqui temos quase um mini-catálogo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário