sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Ficção I - Malhação


Ontem estava fazendo esteira na academia, vendo um seriado no tablet com fones, mas mesmo assim, por alguma razão minha atenção foi desviada para as TVs da própria academia, e... AZULEJOS! Desconfio que o vício já se tornou quase paranormal.


Isto são quadros de um making-of de uma cena para uma novela adolescente chamada Malhação. Na atual temporada da novela, a cidade cenográfica recria livremente o bairro carioca Botafogo, que ainda é cheio de casarões antigos. É muito curioso que justo para a casa de uma personagem principal da novela terem optado por uma fachada azulejada. e curioso terem escolhido um padrão incomum aqui no Brasil, e inexistente no Rio de Janeiro. Pela palheta de cores das casas dos lados da em questão na cena, acredito que uma das razões foi a palheta de cores do próprio azulejo, que repete o esquema de cores desta parte do cenário. Imagino também que azulejos com fundo branco seriam muito ruins para a fotografia em vídeo, pois devem refletir muita luz, e prejudicar as filmagens. Mas isto é tudo pura especulação.


Este padrão já foi visto aqui, como detalhe decorativo de um sobrado no Catete, e depois numa postagem fazendo a comparação da versão holandesa com a versão portuguesa.


O nome deste padrão nos Países Baixos é "Goudlelie" (Lírio Dourado), e ele existe em outras combinações de cores, o que também acontece em Portugal. Nos dois países há versão do padrão sobre fundo branco, ao invés do fundo amarelo.


Abaixo, fiz um acréscima na imagem da cena, para comparar a reprodução criada para o cenário com a versão portuguesa (em cima) e a versão holandesa (embaixo). A mim parece claro que a versão usada para o cenário é a portuguesa.


Se você quiser ver a matéria que foi ao ar ontem no programa "Video Show", basta clicar neste link.

Como este azulejo não existe no Rio de Janeiro na versão portuguesa, acredito que a explicação natural é que tenham copiado o modelo para o padrão do excelente livro "O Azulejo na Arquitetura Civil de Pernambuco - Século XIX", da arquiteta Sylvia Tigre e do o engenheiro português António Cruz, e fotografias de Tuca Reinés. Vejam como as proporções e cores dos desenhos no padrão acima batem com o padrão na foto do livro abaixo.


imagens: Rede Globo de Televisão e "O Azulejo na Arquitetura Civil de Pernambuco - Século XIX"

Nenhum comentário:

Postar um comentário