segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Niterói II - rua Saldanha Marinho








fotos: álbum do site "Panoramio" de autoria de Raul Felix.

13 comentários:

  1. Que casa encantadora e que crime deixarem-na assim em ruínas. Lembra muito as moradias e chalets da região de Aveiro no Norte de Portugal, no tempo em que aquela zona enriquecia com a pesca do bacalhau.

    um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena mesmo. Mas o Rio não dá conta de manter em bom estado todo o seu patrimônio, o que dizer de Niterói, que perdeu o status de capital do estado em 1975, e consequentemente, todo o fluxo de dinheiro que isto significava.

      Excluir
  2. Esse mundo da blogosfera é mesmo infinito!
    Hoje, passando pela Praça Tiradentes, olhei com saudade para a loja "Ao Faz Tudo" onde estive muitas vezes, de criança até adulta. Essa loja sempre exerceu imenso fascínio sobre mim, amante que sou de antiguidade e obras de arte.
    Esse meu amor nasceu comigo. Meus avós, campistas, tinham maravilhas. Quando qualquer coisa se quebrava, logo íamos à loja.
    Foi com imensa tristeza que acompanhei o seu despejo.
    Chegando em casa, entrei no Google para ver se descobria seu paradeiro, se houvesse.
    Como uma coisa puxa a outra, entrei no seu blog e amei!
    Gostei de ver que um jovem como você tem os mesmos interesses que eu, uma senhora já na "terrível idade".
    Eu, como você, caminho no centro do Rio olhando para o alto...
    Sempre tive vontade de fazer o que você faz: fotografar as maravilhas arquitetônicas desse cidade, que me parecem não encantar a muitos, só a alguns como nós, mas fui desencorajada por meu marido e filhos que temem que eu seja assaltada e levada minha máquina fotográfica.
    Através do seu blog, consegui as fotos que eu mesma não pude fazer.
    Mil vezes, PARABÉNS!
    Quanto a essa casa de Niterói, minha cidade, sou encantada por ela desde menininha e não há vez que passe por lá que não me recorde do meu tempo de infância, quando passava diariamente em sua frente.
    Não tenho palavras para agradecer o que você está me proporcionando.
    Por favor, continue com seu trabalho! Não desanime!
    Imensamente grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Myrian,
      Foi um imenso prazer receber e ler sua mensagem. Obrigado pelo "jovem", porém já estou quase nos 50 anos. Tenho muito material para colocar aqui, mas a falta de tempo tem me impedido.
      Volte sempre!
      abraços

      Excluir
  3. Eu e minha irmã amamos essa casa!!

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro essa casa . Sempre que passo por esta rua ,comento com meus pais e irmã que adoraria compra-la . Sou totalmente apaixonada por arquitetura antiga .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo uma casa linda, única. Uma pena o abandono.
      abraços

      Excluir
  5. Sou do Rio e ainda não conhecia essa casa linda. Nessas horas é que acho que todas as "grandes fortunas" do Brasil, por exemplo, jogadores de futebol, dentre outros tantos, deveriam doar um dinheiro suficiente para comprar e transformar um imóvel desse tipo em um museu, ou antes, numa escola de ensino fundamental. Gostaria de ter dinheiro para comprar inúmeros imóveis no Rio e Niterói para colocá-los de pé e dignos da sua história. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  6. Oi, você teria a informação se esse imóvel é um bem tombado em Niterói? Estou desenvolvendo um trabalho e queria saber o nome dessa casa. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Também tenho interesse em informações sobre o imóvel. Sou estudante de arquitetura e gostaria de desenvolver um trabalho sobre o imóvel.

      Excluir
  7. Minha mãe sempre frequentou essa casa na sua infância e adolescência. Ela conta muita coisa sobre a família cuja parentela estava em seu circulo de convivência.

    ResponderExcluir
  8. Essa casa era frequentada por minha mãe que é parente dos falecidos donos João e Cristina. Minha mãe tem muitas histórias sobre essa casa e seus donos.

    ResponderExcluir
  9. A minha mãe é de família tradicional de Niterói FAMÍLIA MARCH. Bisneta do famoso Dr March medico de Niterói nos anos 1910 1920

    ResponderExcluir