quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Centro LVII - rua Gonçalves Ledo

data da postagem original: 27/04/2017







Atualização de 21/05/2017

Hoje empreendi uma pesquisa um tanto louca, mas eficaz: fotos dos mosaicos de azulejo de Gaudí, no Park Güell em Barcelona, e como resultado, encontrei uma grande quantidade de cacos com o mesmo padrão que vemos neste imóvel da rua Gonçalves Ledo. Selecionei apenas alguns mais significativos, para fins de comparação:


fonte >>

Naturalmente, isto não prova uma origem para os azulejos em questão, mas certamente nos dá uma forte pista de origem ou ao menos influência, caso os azulejos não sejam espanhóis, hipótese originalmente aventada por Francisco Queiroz.

Atualização de 28/05/2017

Ontem pude medir os azulejos de padrão do imóvel em questão: aproximadamente 20 x 20 cm.  Acho que a possibilidade deles serem espanhóis está cada vez mais concreta!


Atualização de 31/08/2017

Acabei de encontrar esta foto no Flickr [>>]:


E a foto é em Barcelona, da mesma forma que os cacos no Park Güell. Isto me faz cada vez mais acreditar que não apenas o azulejo é espanhol, como ainda mais especificamente, catalão.

Como na página Flickr original [>>] havia o endereço de onde estava o azulejo, fui buscar imagens no Google Street View:



Nenhum comentário:

Postar um comentário