segunda-feira, 2 de julho de 2018

Tijuca XII - rua Uruguai

data original de postagem: 02/07/2018
autor: Fábio Carvalho



Nesta postagem veremos os silhares de uma casa tijucana, que foi encontrada por Mateus Fragoso, autor das fotos que me permitiram realizar esta publicação.



Estes azulejos de relevo com toda certeza são Espanhóis, e muito provavelmente Sevilhanos, como também me assegurou Vicente de la Fuente, especialista no assunto. Estes padrões, frisos e cercaduras em estilo mourisco do período do revivalismo foram fabricados por várias empresas de Sevilha, o que sempre torna um pouco mais difícil tentar determinar a sua origem.

O Vicente me disse que se inclina a pensar que sejam da fábrica Ramos Rejano, pois no catálogo desta fábrica temos ambos os frisos (superior e inferior) e a cercadura (segunda prancha abaixo, 509) praticamente idênticos (desenho e cores) aos que vemos nas fotos acima da casa em questão.



O curioso é que neste catálogo não encontramos o motivo central do silhar, porém ele pode ser encontrado em catálogos de várias fábricas, como estas abaixo:






Uma outra hipótese trazida pelo Vicente é que como por este período praticamente todas as fábricas sevilhanas faziam seus azulejos exatamente com as mesmas dimensões, é possível que tenhamos motivo central de uma fábrica, frisos e cercadura de outra, ou mesmo outras. Como bem sabemos, aqui no Rio de Janeiro a mistura de azulejos de fábricas e até mesmo países era algo muito comum, mesmo quando estes possuem dimensões desiguais, então misturar azulejos espanhóis com tamanho padronizado não seria nada demais para os construtores cariocas.

Um dado curioso: se prestarmos atenção às fotos da casa, e às ilustrações dos catálogos, estes azulejos não são quadrados, como estamos mais acostumados, mas sim retangulares, de forma que com apenas 2 peças temos o desenho formado onde antes seriam preciso 4 peças, como tradicionalmente em padrões 2x2.

Na varanda do pavimento superior desta casa há outro silhar em estilo mourisco, mas fica difícil verificar quais os padrões usados.


De toda forma, creio que seja alguma variação do padrão que vemos na página de catálogo abaixo:

2 comentários:

  1. Fábio

    Excelente post e muito bem fundamentado e o palacete é lindo. Que charme tem esta casa. Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Fica numa pequena rua transversal à Uruguai, não é bem na Uruguai. A casa é linda o post está ótimo

    ResponderExcluir