domingo, 30 de setembro de 2012

Praça da Bandeira VI




Uma coisa interessante sobre estes azulejos: apesar de em termos de cor e vitrificação eles serem bastante semelhantes com os similares que já fotografei no Centro da cidade, aqui eles são menores e mais finos, mais horizontais. Os que pude medir na região Portuária, pois cobrem fachadas térreas, apresentam 12x18 cm nas suas dimensões. Os do imóvel assunto deste post apresentam 8,5 x 16,5. Isto pode ser um indicativo de origens diferentes para os azulejos retangulares, que à princípio eu atribuo à Portugal, uma vez que estes são muito comuns no norte deste país, e sabemos que muitos outros azulejos, e faiança decorativa para fachadas foi importada do Porto e região.


Comparem visualmente com este azulejos de um imóvel na rua do Jogo da Bola como as proporções são perceptivelmente diferentes:


2 comentários:

  1. Boa noite. Que blog!!! Como andei várias vezes por esta rua com os filhotes pequenos. Tudo calmo. Sem medo como dias atuais. Vinha sempre Da Cooperativa dos Funcionários do Banco do Brasil na rua Joaquim Palhares (567 ?)Morava na Rua do Matoso Com Satamini. Hoje pesquisando sobre patrimônio Azulejar para um TCC do curso de turismo e encontro seu blog. Não me servirá pois meu foco é no nordeste, mas fiquei encantada com o belo conteúdo. Abraços. Edna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edna,
      Como ficou seu TCC? Está online? Adoraria ver.
      abraços!

      Excluir