terça-feira, 4 de setembro de 2012

Saúde VIII - Igreja de Nossa Senhora da Saúde


O Morro da Saúde é pouco conhecido, e fica perto do Moinho Fluminense e da antiga Praça da Harmonia (atual Praça Cel. Assunção), mas que guarda uma relíquia: a Igreja de Nossa Senhora da Saúde. Outrora à beira-mar, agora distante até mesmo do Cais do Porto. "Com os aterros, perdeu o mar, a vista, e ficou cercada de armazéns imundos e nuvens de monóxido de carbono.” (Alexei Bueno, Gamboa).



A singela igrejinha já chegou a estar em petição de miséria, mas depois de um primoroso trabalho de restauração recuperou seu encanto. Construída em estilo barroco jesuítico em meados do século XVIII, sofreu uma reforma em 1898. Diz Alexei: “Com frontão e sineira barrocos, fachada algo alterada por uma janela oitocentista em arco pleno sobre o portal de granito, possui nave única e um interior de grande elegância.” A entrada se dá pela Rua Silvino Montenegro.

(texto e algumas fotos de Ivo Korytowski, neste link
)

para uma história bastante completa e interessante da Igreja, do seu abandono e processo de recuperação e restauro, com várias fotos, recomendo este link.








Os painéis de azulejos agora estão em ótimo estado depois do restauro, mas o que pouca gente conhece e visita quando vai à Igreja é o lavabo de cerâmica embrechada que existe na sacristia. Nela vemos encrustrados diversos cacos de louça de porcelana Cia da Índias e cacos de faiança e de azulejos. Há também vários azulejos inteiros, principalmente na base do lavabo.






2 comentários:

  1. Fico feliz com os comentários favoráveis à restauração que executamos. Tomamos o cuidado de deixar clara a reintegração dos azulejos utilizando as técnicas de afresco e encáustica, o lavabo recebeu também uma atenção especial, principalmente em não apagar a passagem do tempo.

    ResponderExcluir