domingo, 9 de setembro de 2012

Centro XIII - rua Senhor dos Passos




azulejos de padrão

azulejos de cercadura

Infelizmente não tenho nenhuma informação concreta para os azulejos deste belo sobrado. O azulejo de cercadura, visto no detalhe acima, com este padrão de gregas e volutas, tem grande chance de ser francês, pois são encontrados em outras construções no Rio de Janeiro e cidades vizinhas, e já foram identificados por especialistas como sendo de origem francesa.

Eu os encontrei ainda em um site de leilões, onde o vendedor fotografou também o tardoz dos azulejos, onde podemos ver que estes, do site de leilão, são da região de Desvres, Pas-de-Calais.



Se esta hipótese estiver correta, os demais azulejos também seriam franceses, pois como podemos ver no detalhe abaixo, tanto os azulejos de padrão e de cercadura possuem o mesmo tamanho, e é sabido que os azulejos franceses têm um tamanho menor característico, de 11x11 cm, enquanto os holandeses geralmente têm de 13 a 13,4 cm de lado, e os portugueses, de 13 a 14 cm de lado. 


5 comentários:

  1. Vejam, por favor, é uma pesquisa preciosa feita pelo Fábio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por seu entusiasmo e divulgação!
      abraços
      Fábio

      Excluir
  2. Sim, Senhor, um trabalho como deve ser!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luis,
      Neste sábado estive em um antiquário que tem como uma de suas especialidades o comércio de azulejos antigos. O acervo dele é todo composto por peça retiradas de antigas demolições do Rio de Janeiro e cercanias. Vários foram identificados pela profa. Dora Monteiro Alcântara.
      Em seu estoque não encontrei o azulejo de padrão acima, mas havia dois outros, também em amarelo e azul, de 11x11 cm, que são certificadamente franceses. Acho que é mais uma pista na origem dos azulejos acima.
      abraços!

      Excluir