Um simpático exemplar de arquitetura bem simples, ainda com elementos neocoloniais, numa área extremamente degradada da cidade, que um dia já foi uma das mais vivas e ativas. Embora a maioria das construções antigas sejam casa simples como a acima, há também pequenos e luxuosos palacetes.
Com a abertura de av. Presidente Vargas nos anos 1940, e os túneis e viadutos nos anos 1960, que rasgaram a antiga Praça XI em pedaços, esta região ficou totalmente devastada, e hoje em dia está extremamente favelizada.
As imagens acima foram obtidas com o Google Street View, mas assim que puder, irei lá fotografar pessoalmente, pois há outros imóveis que merecem registro.
De toda forma, não é difícil determinar que são azulejos fanceses, provavelmente reaproveitado das abundantes demolições ocorridas no Rio de Janeiro entre o início do século XX até meados dos anos 1950, colocados em 45°, como parede ter sido muito comum por um período na arquitetura popular carioca.
Com um pouco de ajuda do photoshop, podemos ver melhor o padrão em sua posição "normal"
E aqui uma imagem mais clara do que parecem ser os azulejos acima




Morei nesta rua.
ResponderExcluirEu estou buscando informações sobre uma oficina mecânica era na rua carmo neto 117.
ExcluirPertencia ao meu bisavô Manoel Franco e seus familiares. Não o conheci mas quero saber mais da família. Ele era filho de português com descendente africana (não sei se Maria Franco era escravizada alforriada,até o momento não achei tantas informações)