domingo, 2 de setembro de 2012

Praça da Bandeira II - travessa Mariz e Barros


Acho muito bacana as formas que encontravam para valorizar na arquitetura o uso de poucos azulejos. Neste caso então, apenas um!

Pelo tamanho, muito pequeno, e forma de pintura do azulejo (estanhola), julgo que sua origem seja a França, mas isto ainda está por ser confirmado.

----------------------------
Atualização em 04/09/2012

Graças ao Carlos Frascari (obrigado!), está confirmada a origem francesa deste azulejo. Não deixem de ler nos comentários as muitas informações que ele deixou sobre este azulejo.

2 comentários:

  1. Sim. Francês, genericamente chamado "Pas de Calais". Fabricado a partir da segunda metade do Sec XIX. Medida 11x11 cm. Conhecida como série estanífera. Pintura manual provávelmente com normógrafo (chablon). Existem 150 modelos fabricados pelas Fábricas de Devres e destes 800 variações. As maiores coleções na América Latina estão em Montevideo e Buenos Aires.

    Sucesso para o Blog. Vou colocar nos meus favoritos

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos, bem vindo ao blog!
      É um prazer tê-lo por aqui, alguém que entende tanto do assunto.
      Acredito que o "chablon" seja o que também chamamos por aqui de 'estanhola', pois estes moldes vazados eram originalmente recortados em folhas de estanho. Penso isto não apenas pelo resultado da pintura, como podemos observar na foto, mas também pela série ser conhecida como 'estanífera'.
      Ontem por acaso vi no site de leilões Mercado Livre alguns azulejos franceses também fabricados em Devres.
      Apareça sempre!
      abraços
      Fábio

      Excluir