domingo, 9 de setembro de 2012

Lapa I - rua Riachuelo - DESTRUÍDO


Infelizmente este é um post póstumo, pois para minha tristeza acabei de verificar no Google Stree View que este imóvel, que antes era ricamente ornamentado com azulejos e detalhes em estuque em relevo, foi completamente desfigurado, e agora é liso e pintado de um amarelo horroroso. Certamente esta "reforma" não teve autorização da Prefeitura, e foi realizada de forma clandestina, já que ocorreu em um prédio de 1854!


As fotos abaixo foram feitas em 2006, e nesta época a minha câmera tinha um zoom bem fraquinho, de forma que infelizmente não possuo fotos boas dos detalhes individuais dos azulejos. Segundo me informou um seguidor do blog, Raul Félix, esta atrocidade aconteceu entre os meses de março e abril de 2008.






A fachada estava toda remendada com azulejos os mais variados, e de também variadas épocas e origens.
No detalhes abaixo, vemos que partes do azulejo azul usado na cercadura for substituido nas faltas por outros azulejos de cercadura, com padrão de "gregas" e de "coluna e fita". O azulejo central nas seções entre as janelas também fora substituido onde estava faltando por um padrão mais recente.


 Vejam o CRIME que cometeram:

2006

2011


Atualização em 09/01/2017

Hoje no grupo Rio Antigo [ >> ] foi postada por Marconi Andrade uma foto da rua André Cavalcanti em 1940, da qual recortei no detalhe abaixo o prédio analisado nesta postagem.


Como podemos ver, o sobrado era também ornamentado com estátua(s ?) e pinhas, provavelmente de faiança.

7 comentários:

  1. Realmente, um descaso total. Parece até que o trabalho foi feito à noite, "na caluda" (rsrs), porque hoje, se alguém do patrimônio aparecer ali e perguntar para os vizinhos se um deles testemunhou o retirar dos azulejos, NINGUÉM vai aparecer. E tem gente que vai dizer que o prédio ficou mais bonito... O negócio é perguntar onde estão os azulejos... Fazer uma pressãozinha... rsrs

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Não há nenhum responsável por esse crime?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o proprietário ou locatário do imóvel! Mas outros crimes assim já aconteceram em imóveis do séc. 19, eu denunciei para a Secr Patrimônio do RJ, responsável por apurar e punir, mas sequer deram resposta.
      Infelizmente esta é nossa realidade

      Excluir
    2. Qual o endereço do edifício?

      Excluir
    3. Rua do Riachuelo 199, esquina com André Cabalcanti.

      Excluir
  3. O desapego do brasileiro por nossa historia é muito grande lamentavel,triste...

    ResponderExcluir
  4. Se não ensinarmos as crianças a respeitarem seu patrimônio, eles se tornarão os predadores de amanhã.

    ResponderExcluir