domingo, 9 de setembro de 2012

Centro XIV - rua Miguel Couto


Esta foto eu acabei de encontrar no blog do Luiz Neves, como sendo na rua Miguel Couto, mas se for mesmo nesta rua, o número por ele indicado deve estar errado, pois é um prédio de 1900, já de arquitetura eclética de influência francesa. 


Quem sabe, já em 1900 não houve um pioneiro caso de retrofit? Retrofit é o termo da moda no momento em que a cidade está quase toda sendo reconstruída, e se diz quando um prédio antigo é todo remodelado, por dentro e por fora, sem ser demolido. Talvez fosse um imóvel colonial, que foi "encapado" com feições ecléticas. 
Certamente está na minha lista de prioridade MÁXIMA a ser verificado, pois será um caso raro de azulejos de figuras avulsas no Rio de Janeiro. E não se pode viver apenas de especulações, ainda mais quando o imóvel está tão perto, em área segura e de fácil acesso.

--------------------------------
Atualização em 10/09/2012

Segundo nos informou nas mensagens abaixo o amigo blogueiro Luis, esses azulejos não devem ser muito antigos, pelo menos em termos portugueses. Os azulejos de figura avulsa foram imitados dos holandeses já mais tarde, no século XIX e XX e talvez ainda hoje se façam réplicas destes. A cercadura é nitidamente moderna. Esses azulejos talvez sejam da fábrica de Santana ou Viúva Lamego.

4 comentários:

  1. Fábio

    Como muito bem julgaste, esses azulejos não serão muito antigos, pelo menos em termos portugueses. Os azulejos de figura avulsa foram imitados já mais tarde, no século XIX e XX e julgo que ainda hoje se fazem réplicas. a cercadura é nitidamente moderna. Esses azulejos talvez sejam da fábrica de Santana ou Viúva Lamego, mas eu faria como tu e ia iria verfica-los ao vivo.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luis, obrigado pelas informações. Então talvez, ao menos cronologicamente, sejam compatíveis com o prédio, embora, estilisticamente, não sejam. Acrescentei uma foto do imóvel, para você ver como parece anacrônico usar estes azulejos no térreo, sendo o pavimento superior já em estilo eclético francês.
      E certamente irei verficá-los em pessoa, pois como a foto obtida em um blog indica, isto é apenas um detalhe; há mais azulejos! E mesmo que recentes, eu ADORO figuras avulsas! Mais ainda as portuguesas, pois o desenho é mais livre e mesmo divertido, do que os holandeses, que também gosto, mas são mais "certinhos".
      A minha lista de endereço no centro da cidade que preciso visitar para verificar os azulejos já está imensa! Mesmo que seja uma missão e tanto, estou feliz, pois acabei descobrindo que ainda há muito mais fachadas com azulejos antigos do que eu poderia imaginar. No caminho, já encontrei crimes e atrocidades, mas o saldo ainda é positivo.
      abraços!

      Excluir
    2. Olá Fábio
      Vi por acaso este Blog e pelo que parece o Fábio é um entendido em Azulejaria. Eu gostava de saber qual o valor que poderá ter um desses azulejos a imitar os holandeses como esses avulsos da imagem com aves ou plantas por exemplo.
      Fico muito agradecido. Se não quiser comentar valores por aqui eu dou-lhe o meu endereço de e-mail.
      Abraço
      António

      Excluir
    3. Olá António, seja bem vindo!
      Estou LONGE de ser um expert em azulejos. Estou apenas começando a aprender. Sou sim um apaixonado por estas plaquinhas de cerâmica, uma paixão recente, de poucos anos ainda.
      Não teria problemas na questão de valores, o problema é que não sei mesmo! E pelo que percebo, você é português, daí entendo ainda menos do assunto, pois é um outro país, um outro mercado.
      Sinto por não poder ajudar.
      abraços

      Excluir